Patrimônios Históricos – Muzambinho MG

OBELISCO
O obelisco está situado na Praça Pedro de Alcântara Magalhães e foi inaugurado em 1900, em comemoração aos 400 Anos de Descobrimento do Brasil. O monumento é Tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal.

obelisco muzambinho

CRUZEIRO DE PEDRA
Av. Dr. Américo luz, em frente à Igreja Matriz de São José
Inaugurado em 1937, levou praticamente dois anos para ser esculpido, com 15 metros de altura foi esculpido em pedra única. Seu escultor foi Antônio José de Carvalho, português responsável também pela construção da praça Dom Pedro II e da Fonte Fálica. O monumento é Tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal.

cruzeiro de pedra

FONTE FÁLICA
A fonte fálica fica situada na Praça Dom Pedro II.
Construída em 1934 por Antônio José de Carvalho juntamente com a Praça Dom Pedro II, durante a gestão do Dr. José Januário de Magalhães. Sua função na época da ferrovia era de bebedouro para animais. A fonte é Tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal.

fonte fálica muzambinho

E.E. CESÁRIO COIMBRA
A Escola Estadual Cesário Coimbra fica na Praça Pedro de Alcântara Magalhães.
Foi inaugurado em 1915, representa o período áureo do desenvolvimento de Muzambinho, com a vinda da Mogyana para a cidade. O grupo escolar foi construído quando era presidente da Câmara o Cel. Francisco Paolielo, seu construtor foi o Sr. Francisco Leonardo Cerávolo. A obra foi possível graças à influência política dos senhores Aristides Coimbra e do Dr. Américo Luz. O imóvel é Tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal.

cesario coimbra muzambinho

CASA DA CULTURA DR. LYCURGO LEITE
A Casa da Cultura fica situada na Rua Tiradentes, 264.
O prédio onde funciona a Casa da Cultura desde 1997, foi construído no início do século XX, tendo pertencido ao Dr. Lycurgo Leite. Sofreu um incêndio em 1995, foi então doado pela família Leite para a prefeitura para que ali se instalasse a Casa da Cultura, que recebeu o nome de seu primeiro proprietário. O imóvel é Tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal.

casa-da-cultura muzambinho

MUSEU MUNICIPAL FRANCISCO LEONARDO CERÁVOLO
O museu fica situado na Rua da Aparecida, 118.
O museu foi inaugurado em 30 de Novembro de 2002, após acordo de seção de uso entre Prefeitura Municipal e Copasa. Conta atualmente com aproximadamente 190 peças, sendo que a maioria delas fazem parte de nossa história.

museu muzambinho

TEATRO BERNARDO GUIMARÃES
O antigo teatro fica situado na Av. Dr. Américo Luz, 143/153
Teatro Municipal, construído em 1862, por resolução da Câmara Municipal. Sofreu um incêndio em 1904 e foi reconstruído em 1905. Foi ocupado como cinema também. Desde o final da década de 1970 funciona no local a Sociedade Rádio Rural. O prédio é de propriedade da Prefeitura Municipal e é Tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal.

teatro muzambinho

FAZENDA MONTALVERNE
Bairro Montalverne
Construída na segunda década do século XX, pelo engenheiro Arnaud Fachard. Possuía uma Estação Ferroviária e era auto suficiente. O conjunto é Tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal. fazenda montalverne muzambinho

CHAPÉU – DE – SOL
O chapéu de sol fica situado na Praça Dom Pedro II.
Construído durante a gestão do Dr. José Januário de Magalhães, esta obra de arte em granito rosa é de autoria de Antônio José de Carvalho, responsável também pelo Cruzeiro de Pedra e da Fonte Fálica. O monumento é Tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal.

CHAPÉU DE SOL MUZAMBINHO015

SOBRADO AV. FREI FLORENTINO
Construído na década de 1920, seu primeiro proprietário foi o Sr. Carlos Anderson. No ano de 1997, foi adquirido pelo Sr. João Batista de Souza (João Tuka) e seu filho Antônio Carlos de Souza, que restauraram totalmente sua fachada. O imóvel é Tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal.

av frei florentino muzambinho

Em construção …..

Cleusa Ely

O portal muzambinhense de recordações ilustrativas, nos remetendo ao saudosismo e sentimentalismo. Sou apaixonada por fotografias antigas e essa particularidade me fez criar a página Sou mais Muzambinho. Desde fevereiro de 2012, faço do meu hobby, uma realização pessoal. Essa página não seria tão ilustrativa sem a ajuda de meus colaboradores. Chego à ser cansativa nos pedidos às pessoas que possuem um acervo interessante, mas é na insistência que consigo fotos fabulosas e de valor inestimável. As fotos atuais são feitas por mim, para um comparativo de lugares e ângulos iguais às fotos antigas. Tenho orgulho de minha cidade e quero que suas belezas naturais sejam compartilhadas com todos nossos conterrâneos. Obrigada à todos por fazerem da minha realização a sua contemplação.

2 comentários em “Patrimônios Históricos – Muzambinho MG

  • Janeiro 6, 2016 em 1:21 pm
    Permalink

    Fico feliz em poder curtir estas imagens,relembrar minha pré adolescência, que saudade…!!!

    Resposta
  • setembro 19, 2017 em 8:35 pm
    Permalink

    Peço que continuem postando também, fotos recentes, do Alto do Anjo!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *