Você sabe o que são oleaginosas? Esse é o nome dado a alimentos como nozes, castanhas, pistache e amêndoas, que, quando consumidos na quantidade certa, podem fazer muito bem à saúde.

Entre as suas propriedades benéficas, estão a capacidade de prevenir contra doenças do coração, doenças pulmonares e pressão alta, além de colaborarem para evitar a obesidade e ajudar a eliminar gordura abdominal. Ou seja, demorou para incluí-las na dieta!

Mas cada uma tem uma propriedade diferente. Confira os benefícios de cada uma para a saúde:
Amêndoas
O forte delas são as fibras, que mantêm o intestino funcionando bem. Mas as amêndoas não param por aí: também são ricas em vitamina E, cálcio, selênio, que contribuem para a saúde do trato gastrointestinal, e ajudam a controlar o apetite.

Castanha do Pará
O selênio também está presente na castanha do Pará, e acredita-se que ele tenha o poder de prevenir contra o câncer de mama. Ela também tem vários nutrientes que fazem bem para os ossos e evitam o desenvolvimento de doenças como osteoporose. São eles: vitamina E, fibras, cobre, magnésio e niacina.

Pistache
Além de delicioso, o pistache também contém bastante potássio e substâncias como luteína e zeaxantina, que fazem bem aos olhos e à visão. Ele ainda ajuda a controlar os níveis de colesterol ruim.

Nozes
Não são poucos os benefícios das nozes: fazem bem ao coração, são antioxidantes, anti-inflamatórias, ajudam no tratamento de depressão, de transtornos de humor e de degeneração macular da retina e, como se não bastasse, também ajudam a controlar o apetite.

Noz pecã
Ela contém muito pouca gordura saturada e bastante gordura insaturada, uma combinação perfeita contra o colesterol ruim. A noz pecã também é antioxidante e combate os radicais livres, deixando a pele muito mais bonita e saudável.