Alimentos que mancham os dentes

15 alimentos que mancham os dentes

Yahoo Vida e Estilo International

24 de março de 2016

Nada chama tanto a atenção quanto um sorriso branco e radiante!

Desde uma maior autoconfiança até consultas mais fáceis no dentista, manter os dentes brancos e saudáveis pode trazer diversos benefícios positivos tangíveis para o seu dia a dia. Embora existam tratamentos caros e produtos branqueadores que podem ajudar a alterar a cor dos seus dentes, manter a saúde bucal em dia ao escovar os dentes e usar fio dental diariamente — além de evitar certos alimentos — pode ajudar a prevenir aquele temido tom amarelado. Se você tem o objetivo de conquistar um sorriso incrível e quer evitar medidas drásticas para alcançá-lo, mostramos a seguir quais são os alimentos que podem causar manchas nos dentes.

  1. ** Frutas silvestres** 

Elas são deliciosas, mas temos más notícias se você as consome com frequência. Devido a seus tons escuros, as frutas silvestres podem causar manchas. Para preveni-las, escove os dentes logo após ingerir as frutas. “Assegure-se de que você está escovando os dentes duas vezes ao dia, usando fio dental diariamente, e usando um antisséptico bucal com fluoreto, pois ele fortalece os dentes contra os ataques ácidos causados pelo consumo de alimentos,” diz a Dra. Kim Harms, porta-voz da American Dental Association. Isso é fundamental após ingerir algo como as frutas silvestres ou a pipoca, já que pequenas partículas podem facilmente ficar presas entre os dentes. Sabemos que as frutas silvestres são incríveis e estão entre os alimentos com maior teor de antioxidantes, mas é preciso tomar cuidado ao consumi-las se você quer ter dentes brancos.

  1. ** Café**

Pode ser que você não cogite eliminar a sua amada xícara de café matinal, mas se os seus dentes estão com uma aparência um pouco opaca, saiba que ele pode ser a razão por trás disso. O café contém polifenois ácidos chamados taninos, que podem causar manchas e descoloração. Além disso, o café também é muito ácido para o corpo, e esta acidez pode ser prejudicial para a sua saúde bucal e favorecer o surgimento de cáries.

  1. ** Chá**

Nós adoramos chá — tanto que criamos um Programa de Desintoxicação de 7 dias baseado neles com a jornalista especializada em alimentação Kelly Choi — mas há um malefício escondido entre todos os benefícios: o chá pode ter taninos que causam manchas. Além disso, a frequência com a qual você o toma é muito importante. “Algo que as pessoas não percebem é que, no que diz respeito à formação de cáries nos dentes, não importa apenas o que você está comendo, mas com que frequência você está comendo,” diz Harms. Se você está constantemente tomando café ou chá ao longo do dia, você está mais suscetível à descoloração e a ataques ácidos nos seus dentes. Para lutar contra as manchas, uma pesquisa publicada no International Journal of Dental Hygiene sugere acrescentar um pouco de leite à bebida. Estudos indicam que a caseína presente no leite pode prevenir e reduzir significativamente as manchas causadas pelo consumo de chá.

  1. ** Vinho tinto**

Aqueles mesmos taninos problemáticos também estão presentes naquela taça do seu vinho preferido. Entretanto, há maneiras de obter os benefícios do vinho e do álcool e manter seu sorriso radiante. Combine a sua taça de Pinot Noir com um punhado de amêndoas para ajudar a prevenir as manchas. Especialistas acreditam que o simples fato de mastigar alimentos duros, como as nozes e amêndoas, ajuda a eliminar a placa dos dentes e prevenir as manchas. Mastigar estes alimentos também estimula a produção de saliva, que irá neutralizar os ataques ácidos prejudiciais.

  1. ** Curry** 

Está com vontade de comer comida indiana no jantar? Embora os temperos exóticos sejam maravilhosos, estas mesmas especiarias podem manchar seus dentes, graças à sua profunda pigmentação. A melhor maneira de prevenir as manchas neste caso é consumir o curry “de vez em quando”; seus dentes irão agradecer.

  1. ** Balas **

Balas estão entre os piores alimentos para a nossa saúde bucal, já que seus resíduos podem ficar grudados entre os dentes, criando um ambiente perfeito para as bactérias e a liberação de ácidos que causam cáries. No entanto, alguns doces aprovados por especialistas são menos preocupantes. “Se você vai comer doces, é melhor optar por um chocolate com alta concentração de cacau, que não seja grudento. O ideal é escolher variedades com a menor quantidade de açúcar possível,” diz Harms.

  1. ** Molho de tomate**

“Tudo que pode manchar o seu carpete pode manchar os seus dentes,” diz Harms. Aquela macarronada pode ser parte do seu dia a dia, mas se você está preocupado com a cor dos seus dentes, seria interessante pensar duas vezes antes de consumi-la. A frequência com a qual você come algo tem um efeito maior nos seus dentes do que o que você come.

  1. ** Suco de cereja**

Todos os sucos de fruta podem manchar nossos dentes, especialmente quando as frutas são fortemente pigmentadas como as cerejas e as frutas silvestres. Além disso, os sucos também costumam ser carregados de açúcar, um verdadeiro convite para que as bactérias se instalem na sua boca e causem mais danos e descoloração aos dentes.

  1. ** Refrigerante**

Não importa se é um refrigerante cheio de açúcar ou uma versão diet; esta bebida com gás é considerada ácida para o corpo e, como resultado, pode prejudicar a saúde dental. “Beber água pura é a melhor escolha para os seus dentes. Se você está bebendo algo ácido em vários goles ao longo do dia, a situação pode ser ainda pior. Usar um canudo pode ajudar um pouco, mas eventualmente o líquido acaba invadindo toda a sua boca,” diz Harms. Se você precisa beber algo gasoso, opte pela água com gás no lugar do refrigerante.

  1. ** Vinagre balsâmico**

As saladas são uma excelente maneira de preencher a sua dieta com ingredientes frescos e saudáveis, mas regar com vinagre balsâmico pode não ser a melhor escolha para os seus dentes. Além de ter uma coloração escura, ele é grudento e pode se prender aos dentes, levando ao surgimento de manchas se você não escová-los imediatamente após o consumo.

  1. ** Beterraba**

Seja como parte de um suco de vegetais ou pura em uma deliciosa salada, é bem provável que a beterraba cause manchas nos dentes. O método de prevenção mais eficiente é escovar os dentes logo após o consumo. Além disso, você também pode combiná-la com alimentos que sejam menos prejudiciais à saúde bucal, como o queijo. “Alguns estudos mostram que alimentos como o queijo podem ajudar a reduzir os ácidos na boca,” diz Harms.

  1. ** Picolés**

Picolés podem ter menos calorias do que outras opções de doces, mas pelo fato de conter açúcar e suco de frutas em sua composição, eles podem prejudicar o seu sorriso radiante. Se você precisa de algo para acalmar a vontade de comer doce, mascar um chiclete sem açúcar pode ajudar, especialmente quando comemos sem fome, apenas por estarmos entediados ou grudados à televisão. “Mascar chicletes sem açúcar pode estimular a produção de saliva, que ajuda a neutralizar os ataques ácidos,” diz Harms. Se mesmo assim você ainda quiser um doce.

  1. ** Gatorade**

Alguns estudos sugerem que isotônicos podem ser ainda mais prejudiciais para o seu sorriso do que os refrigerantes. Pesquisadores da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, descobriram que o consumo excessivo deste tipo de bebida pode enfraquecer e danificar o tecido dos dentes, devido a uma combinação de componentes ácidos, açúcares e outros aditivos. A água é fundamental no que diz respeito à hidratação e a ter uma boca saudável e radiante.

  1. ** Uvas**

Se o vinho pode escurecer o seu sorriso, então não é difícil imaginar que o seu ingrediente principal vá fazer o mesmo. As uvas são frutas profundamente pigmentadas, e podem causar manchas se forem consumidas com frequência. No entanto, se você estiver sempre perto da sua escova e pasta de dentes, conseguirá prevenir as manchas com maior eficácia. “A escovação mecânica para eliminar a placa é fundamental para que tenhamos dentes saudáveis. Remover a placa que fica grudada nos dentes com um creme dental com fluoreto é a melhor coisa que você pode fazer,” diz Harms.

  1. ** Limão**

Tomar água morna com limão pelas manhãs se tornou um ritual de celebridades e desconhecidos saudáveis, mas a verdade é que frutas cítricas como o limão são altamente ácidas e podem desgastar o esmalte dos dentes — revelando tecidos amarelados sob a superfície. “Você realmente precisa minimizar a exposição dos seus dentes a alimentos ácidos. O ácido irá corroer os dentes,” diz Harms. Por outro lado, o limão é diurético e pode ajudar a combater o inchaço abdominal.

Eat This, Not That!
Por Tiffany Gagnon

 

Cleusa Ely

O portal muzambinhense de recordações ilustrativas, nos remetendo ao saudosismo e sentimentalismo. Sou apaixonada por fotografias antigas e essa particularidade me fez criar a página Sou mais Muzambinho. Desde fevereiro de 2012, faço do meu hobby, uma realização pessoal. Essa página não seria tão ilustrativa sem a ajuda de meus colaboradores. Chego à ser cansativa nos pedidos às pessoas que possuem um acervo interessante, mas é na insistência que consigo fotos fabulosas e de valor inestimável. As fotos atuais são feitas por mim, para um comparativo de lugares e ângulos iguais às fotos antigas. Tenho orgulho de minha cidade e quero que suas belezas naturais sejam compartilhadas com todos nossos conterrâneos. Obrigada à todos por fazerem da minha realização a sua contemplação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *